..........
Um novo olhar sobre a velha polêmica, Segurança Pública.

domingo, 7 de agosto de 2011

Delegacia Online

Sabe aquela ocorrência que quase ninguém faz? O roubo de um celular, a perda de um documento, o furto de uma bicicleta. Então, que tal confeccionar o boletim de ocorrência em casa, recebê-lo via internet assinado pela autoridade judicial competente? 

Esta é a Delegacia Online, um dos serviços disponíveis no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo. O cidadão acessa o site, discorre o ocorrido e envia. O documento é analisado, os fatos são apurados e pronto, a ocorrência que antes era sinal de “perda” de horas em alguma delegacia, agora pode ser feita via internet.

Este é um mecanismo eficiente e prático, que acompanha o desenvolvimento da sociedade atual, que procura resolver seus problemas sem desconectar-se do mundo virtual.

Acredito que muitos que estão lendo este post não tinham a mínima idéia da disponibilidade deste serviço. Isto mostra a pouca (se existe alguma) divulgação deste veículo e foi justamente isto que me levou a escrever sobre o assunto. Eu também não sábia da existência desta delegacia, conheci somente esta semana, em visita ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES). Falarei nos próximos posts a respeito da visita. 


domingo, 31 de julho de 2011

PMES: servindo ao capixaba muito mais que segurança


No post desta semana, gostaria de mostrar um pouco dos serviços e projetos desenvolvidos pela polícia do nosso estado. Com mais de 175 anos, a instituição mais antiga do Espírito Santo, a PMES, é uma das polícias brasileiras que mais trabalha em prol da sociedade. 

A visibilidade dada a esses projetos fica restrita aos meios de comunicação da própria polícia, uma vez que o foco da imprensa local é mostrar um lado mais agressivo da nossa instituição.
Educação ambiental, grupo de teatro, banda de música júnior, esses são alguns dos projetos oferecidos a comunidade. No entanto, hoje gostaria de destacar os serviços ligados a saúde, um dos grandes problemas do nosso estado, ao lado da segurança pública.

Desde 1989, o Hospital da Polícia Militar (HPM) conta com um banco de leite humano, disponibilizando leite para as crianças recém-nascidas que necessitam deste alimento. Além de disponibilizar o leite, a PM leva o material até a criança. O banco de leite humano do HPM está aberto de 2ª às 6ª feiras, de 07 às 18 horas, atendendo e orientando a todas as mães que procuram seus serviços.

Banco de leite humano, um dos seviços oferecidos no HPM


A PM disponibiliza ainda um dos meios mais eficientes para o desenvolvimento de pessoas portadoras de deficiência, a Equoterapia. Este é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação. 

Equoterapia, um dos mais belos serviços oferecidos ao capixaba


Um dos serviços que mais admiro é o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (PRESTA). O programa tem por objetivo oferecer tratamento ao dependente químico e a sua reintegração na sociedade. Além do tratamento, o PRESTA realiza palestras informativas, visando a prevenção e a conscientização social. 

A idéia do post foi para mostrar a você, capixaba, a presteza da nossa instituição. Coloco abaixo os contatos dos projetos e serviços citados acima. Fique a vontade para conhecê-los, tenho certeza que todos podem colaborar e muito para a ampliação dos serviços e ainda mais para a valorização da nossa polícia. 

Banco de Leite Humano: (27) 3636-6568
EQUOTERAPIA: Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar, Av. Boa Vista, s/nº, Boa Vista, Serra, ES CEP
Presta: (27) 3636-6581 e (27)3636-6585
Maiores informações: www.pm.es.gov.br

domingo, 24 de julho de 2011

Falando com o Comando

Houve um tempo em que a sociedade apenas ouvia os pronunciamentos dos comandantes das forças militares pela TV ou liam pelo jornal, fazer perguntas era apenas para os jornalistas, sugerir ações e medidas apenas para os próximos. Eis a expansão da internet e a difusão das redes sociais. 

Quero mostrar no post de hoje alguns dos comandos que aderiram ao mundo virtual e dialogam horizontalmente com os internautas, de norte a sul do país.

Começando por uma das mais polêmicas polícias militares do Brasil, a PM do Estado do Rio de Janeiro, o comando utiliza do Blog do 01 para expor suas idéias e compartilhar experiências sobre a vida profissional. O conteúdo do blog é bem sucinto, torna-se uma leitura dinâmica e fácil. 

Na Brigada Militar do Rio Grande do Sul o uso das redes sociais é bem mais intenso. O Sr. Coronel Sérgio Roberto de Abreu, interage através do seu twitter (@comandantebm) escrevendo mensagens de  diversos assuntos, desde a rotina e as dificuldades de um comandante até a morte recente da cantora Amy Winehouse. O coronel ainda disponibiliza e-mail, MSN e seu facebook, onde tem mais de 4000 amigos.

Por fim vamos ao Nordeste. Gostaria de destacar a leveza do layout e a disponibilidade de outros serviços no site da Polícia Militar da Paraíba. Os rostos do povo paraibano na página da PMPB é um padrão estadual, todos os sites do governo tem o mesmo layout, visando uma aproximação da sociedade com os órgãos governamentais.


 Já dizia Robert Peel, criador do policiamento ostensivo, em um de seus princípios: “A polícia é o público, e o público é a polícia”. Nada mais sensato para uma sociedade moderna do que a interação com o comando dos órgãos de segurança pública.

sábado, 23 de julho de 2011

Segurança Pública, nas entrelinhas da comunicação.

Esporte, música, política, economia. Tantos assuntos para um jovem de 21 anos falar em seu blog, então porque falar de SEGURANÇA PÚBLICA? O assunto é novidade para mim, assim como é para o mundo dos blogueiros. A escolha do tema é devida a nova fase da minha vida e pelo fato de agora ver o assunto de um novo ângulo, além dos olhos maldosos dos jornais, revistas e sites.

O nome do blog é sugestivo, tenho autoridade para falar do assunto, sou estudante de comunicação, habilitado em publicidade e propaganda, na UFES e sou aluno soldado da Polícia Militar do Espírito Santo. Uma mistura muito interessante, afinal, convivo com os melhores professores de comunicação do estado e consequentemente os formadores dos jornalistas que levam para a mídia aquilo que estamos enojados de ler. Agora, recruta de uma das mais modernas e respeitadas instituições militares do Brasil, a PMES, passei a ler um novo jornal, a ter uma nova fonte e ouvir aquilo que não sai da boca dos “formadores” de opinião. Para ajudar nas discussões, namoro uma estudante de jornalismo. 

No blog escreverei sobre assuntos diversos, desde a modernização logística nas instituições militares, a dicas de segurança. Meu foco é tratar aqui tudo que a mídia em geral não tem interesse em divulgar, o que não é polêmico e o que não coloca a população contra as instituições de segurança pública.

A criação desse blog foi para aproximar o tema das pessoas que adoram criticar a segurança pública no nosso país. Não é minha intenção defender, mas sim levar um novo ponto de vista e mostrar os projetos e ações das instituições de segurança.

Meu objetivo é fazer pelo menos um post por semana, uma vez que o tempo está curto devido o curso de formação. Conto com as críticas, afinal o bom comunicólogo é aquele que reune as críticas e as transforma em opinião e o bom servidor de segurança é aquele que discute as opiniões e não aquele que reprime as contrárias a suas. 

Será um prazer falar com todos, até.